Ursos Unidos em Buenos Aires

Uma amostra que percorre o mundo pus o pé em Buenos Aires: Os United Bussy Bears e a sua mensagem de unidade e paz mundial.
Um dia ensolarado de março de 2009, fomos perto da tradicional praça do centro portenho. Entre homens e mulheres vestidos de terno que tínham saido a almoçar algo rápido sob a sombra de alguma das árvores da praça San Martin, encontramos uma amostra de arte itinerante que desde 2002 está percorrendo o mundo e tinha chegado à Argentina.

Os Buddy Bears frente às pessoas que ficam perto para olhar as pinturas e conhecer de qual pais se trata.
“Temos que nos conhecer para compreender melhor, ter mas confiança uns em outros e para viver melhor”.

Esse é o lema da amostra e parecía cumplir já que nessa praça rodeiada de charmosos prédios, sempre atípicamente aprazível: entre os ursos, frente a eles, lendo cartazes ou comprando algum dos suvenirs da amostra, pessoas do mundo inteiro conviviam e compartilhavam um espaço de intercâmbio cultural.
  • No Chile

    No Chile

  • Os ursos das regras de ouro

    Os ursos das regras de ouro

  • Uma amostra que percorre o mundo

    Uma amostra que percorre o mundo

  • Praça San Martin

    Praça San Martin

Esses ursos dois metros de altura alçam as suas mãos e parecem entrelaçar numa roda que rodeia a praça e, simbólicamente, ao mundo inteiro. Cada um deles representa um dos paisses reconhecidos pelas Nações Unidas e transmitem uma mensagem de tolerância e paz.

Os ursos das regras de ouro: nos seus corpos encontramos escritas as regras de ouro da tolerância.
“Trate a todos como você quiser ser tratado”.

Essa amostra nasceu em Berlim no ano 2002. Originalmente, o urso era o símbolo da capital alemã, mas a Nações Unidas tomaram essa imágem e o formato da base da escultura de fibra de vidro, e deram um significado novo.

Convocou-se a um artista de cada um dos paises reconhecidos pelas Nações Unidas para que, através da sua arte, representara a sua cultura e a sua tradição. Depois de uma temporada ao lado da Porta de Brandeburgo, os ursos leiloaram-se, mas a amostra tinha tanto sucesso que criaram novos ursos e começou a turnê pelo mundo inteiro.

No momento de tocar Buenos Aires, a amostra levava já sete anos de percurso e tinha arrecadado, graças aos leilões dos ursos e os suvenirs, 1.560.000 euros para os programas da Unicef.

Logo de cuatro continentes e quinze exposições, os ursos instalaram-se em Buenos Aires do 3 de março ao 15 de abril de 2009 para começar a sua turnê pelo quinto continente.

“A paz não pode alcançar-se com força. Só podemos chegar a ela através da compreensão”, essa frase está no Urso Einstein e resume a mensagem da amostra.

Por cada pais que a amostra visitar, cria-se um novo urso que representa (além de que já está na amostra que viaja pelo mundo) e que, assim que finalizar, é leiloado a benefício da Unicef.

Pasado o 15 de abril, em Buenos Aires foi leiloado o urso argentino e então a amostra continuou o seu percurso pelo mundo para levar a sua mensagem de convivência e comunicação.

Para saber mais sobre a amostra e os seus detinos, visite o website:
http://www.buddy-baer.com/es.html
Leia passeio completo... Marcos Rodríguez / Gentileza United Buddy Bears

Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723