Museu Borboletas do mundo

Na cidade de San Miguel, província de Buenos Aires, foi criado um museu entomológico que abriga uma importante coletânea de lepidópteros, coleópteros e diversos artrópodos exóticos do mundo inteiro, formando uma amostra inédita e de grande valor como fonte de estudo e comparação.
A instituição tem sido declarada de Interesse Cultural Municipal e Provincial.

A coletânea deve-se ao esforço e perseverança do Sr. Andrés Eugenio Varga, quem tem formado através de viagens e expedições por diversas regiões e continentes.

A exposição está classificada e montada em vitrines que permitem sua apreciação, completando uma quantidade de 70.000 exemplares, incluindo fósseis.

O museu conta com salões de exposição, sala de projeção, oficinas, laboratório, viveiro para criar exemplares autóctones, livraria e um arquivo histórico sobre temas específicos.
  • Uma amostra inédita

    Uma amostra inédita

  • Artrópodos exóticos do mundo inteiro

    Artrópodos exóticos do mundo inteiro

  • 70.000 exemplares, incluindo fósseis

    70.000 exemplares, incluindo fósseis

  • Na cidade de San Miguel

    Na cidade de San Miguel

A infra-estrutura do prédio tem sido adaptada especialmente para a preservação das suas inestimáveis coletâneas, mantendo no seu interior uma temperatura e grado de umidade adequados, com isolamento em muros e filtros para evitar os danos da luz solar.

A conservação e difusão das espécies animáis é uma atividade parcial, dentro de outra geral como é a conservação biológica.

Os paises mais desenvolvidos vão tomando conciência dos danos irreversíveis que produzem no meio ambiente; os investigadores e governos trabalhan para conhecer sua fauna entomológica, sua distribuição e situação atual.

O aficionado resulta assim de grande importância, já que pela sua dedicação no estudo e observação da natureza brinda um grande aporte, que constitui a base do trabalho científico.

É impossível que um prifissional possa capturar e analizar uma grande quantidade e diversidade de espécies de todos os recantos do pais durante todas as épocas do ano, e paralelamente desenvolver seus estudos científicos de laboratório. Por isso o museu convoca aos interessados para interiorizar-se sobre esses insetos tão belos, e convida a colaborar na pesquisa das distintas espécies.

Elena Lapuente / Gentileza Mariposasdelmundo.com

Dados úteis

Tipo de tour: Museus


Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723