A mítica Bombonera, pela sua parte, inaugurou-se em 1949. Desde aquele momento, Boca Júnior joga o local nesse estádio, qualificado como único por jogadores próprios e rivais devido a que a sua arquitetura permite que o fôlego da parcialidade escute-se como em nenhúm outro campo de jogo.
Os dois tem uma história muito rica e plena de conquistas esportivas. Os “milhonários”, como chama-se à torcida do River Plate, tem o privilégio de ser o clube argentino que conseguiu mais títulos locais. O clube coroou-se campeão em 33 oportunidades.
Boca Júniors ganhou 23 campeonatos nacionais, mas a vantagem ao seu eterno rival em troféus internacionais. A história común asinala que enfrentaram-se profissionalmente em 184 jogos: Boca triunfou 67 vezes, River fez em 61 encontros, entanto que os 56 jogos restantes finalizaram empatados.
Existe uma infinidade de relatos e anedotas de cotejos memoráveis. E, certamente, jogadores que, ao longo do tempo, forjaram a história grande desse clásico do futebol mundial. Silvio Marzolini, Norberto Alonso, Reynaldo Merlo, Amadeo Carrizo, Roberto Mouzo e, é claro, Diego Maradona –que participou de sete enfrentamentos e marcou cinco gols- são algumas das glórias que vistiram essas camisetas.
Pablo Etchevers
Pablo Etchevers
Juancho Fútbol
, Ciudad de Buenos Aires, Ciudad de Buenos Aires, Agentina
Celular: +54 11-60949850
Terminos y condiciones
Contacto