Descobrindo a lendária fazenda Harberton

Conhecer a famosa fazenda Heberton é uma forma de entender a cidade de Ushuaia, navegar pelo Beagle, ver uma colônia de pinguins magallánicos e muito mais.

O passeio parecia perfeito: a possibilidade de navegar pelo canal de Beagle até a ilha Gable, admirar uma das colônias de pinguins magallánicos mais importantes da região e almoçar num refúgio de 1900 eram parte dos temperos mais prometedores dessa aventura.

A fazenda Herberton é a base para começar a descobrir os recantos mais escondidos e ao mesmo tempo mais próximos da cidade de Ushuaia num périplo de aventuras ideais para visitantes de qualquer idade.

No nosso caso, os guias de uma das empresas que dedicam-se a esse tipo de excursões passaram por nos na primeira hóra pelo nosso hotel. Desde aí saímos à Rodovia nacional 3 a 40KM deixamos o asfalto para pegar o desvío da rodovia complementar que leva à fazenda Herberton.

Os cantos mais escondidos

Bandeira árvores

Galpão Shearing

Ushuaia Bay

Casa principal

Depois de percorrer 45KM por esse caminho de rípio, ingressamos ao prédio da conhecida fazenda patagônica, sobre a ventosa península que é conhecida pela ação que exerce o vento sobre as árvores, chamadas “de bandeira”. Com um simples olhar, o visitante fica maravilhado ao ver como essas singulares lengas, guindos e ñires são moldados cada dia pelas fortes rajadas.

Paramos na beira do rio Larsiparsahk para começar a remar. Os guias dispuseram as balsas e distribuíram o equipamento, formado por botas e calças, aos que iamos a ser da partida.

Em minutos, estávamos navegando pelo rio até desembocar no canal de Beagle. Conseguimos apreciar o lado chileno, onde a primeira vista enxergávamos as ilhas Navarino e, mais afastadas, as Picton e Lennox.

Numa ilhota solitária, os nossos olhos observavam como descansavam uns lobos marinhos junto a várias famílias de cormorães rockeiros, uma variedade típica de essa região.

Quase sem perceber chegamos à beira, na que desembarcamos. Começamos a caminhar uns poucos metros até a zona da fazenda Herberton. A sua fama radica em que foi a primeira fazenda em Tierra del Fuego, foi construida pelo missionário anglicano Thomas Bridges em 1886.

Amarrada na mola da fazenda estava a embarcação que traslada aos visitantes até a ilha Martillo, o único lugar do canal habitado por uma colônia de pinguins magallánicos.

A mesa estava já disposta no refúgio e a vontade de comer dos presentes não se fez esperar. O bom vinho e as anedotas começaram a fluir num lugar que guarda innumeráveis histórias.

Ao finalizar o almoço, decidimos começar uma caminhada entre todos os presentes e conhecimos assim os recantos mais destacados desse famoso lugar.

Depois de duas hóras de trekking, chegamos novamente à mola e aí esperava uma embarcação para aproximarnos de novo ao continente. Paisagens, história e a aventura que caraterizam a essa região foram parte desse singular passeio.

Autor Pablo Etchevers Fotografo Gentileza: Amalia Goodall

Tipo de tourTipo de tour: Navegação e trekking
DificuldadeDificuldade: Baixa
DuraçãoDuração: dia inteiro (11 hóras. aprox)