Navegando pelo Río de la Plata

Uma tarde navegando pelo rio de la Plata a bordo do catamarão Galileo Buenos Aires é uma alternativa de passeio curto desde a Cidade de Buenos Aires.
Durante duas hóras pode se apreciar uma cara pouco vista dessa metrópoli portenha. Desde as suas cobertas, passageiros de todas idades descobrem uma nova e atraente paisagem ribeirinha onde a natureza e o cimento urbano misturam entre eles.

Um domingo de primavera, depois de almoçar, dirigimos para a doca Norte no bairro Retiro. Aoredor das três empreendimos uma escapada náutica pelo rio de la Plata.

Uma vista pouco habitual da city portenha mostrou uma cara diversa do porto de Buenos Aires e da sua orla.

O passeio não só está orientado aos turistas que passam por Buenos Aires.
  • Uma cara pouco vista dessa metrópoli portenha

    Uma cara pouco vista dessa metrópoli portenha

  • Um evento com o melhor cenário

    Um evento com o melhor cenário

  • Promovido pelo Governo da Cidade

    Promovido pelo Governo da Cidade

  • Um laço mais direto com o rio de la Plata

    Um laço mais direto com o rio de la Plata

  • A saída noturna

    A saída noturna

  • No coração de Puerto Madero

    No coração de Puerto Madero

Tivemos oportunidade de compartir a excursão com muitos residentes que evidentemente gostam de passear por essa bonita cidade. Trata-se de uma saída ideal para fazer em família, que pode transformar qualquer tarde numa tarde fora do comum.

O novo catamarão Galileo Buenos Aires opera desde setembro de 2002, promovido pelo Governo da Cidade de Buenos Aires, para oferecer uma nova alternativa turística na cidade.

Com um tamanho de oitenta metros de sarreta e trinta metros de largura, transporta a mais de duzentas pessoas. Conta com amplas cobertas para tomar banho de sol e para observar com detalhes uma cara dessa particular cidade. Está fornecido também com um amplo salão refeitório, onde pudimos acessar a um bom, ainda que custoso, serviço de bar. Como raridade, cabe destacar que poderão também experimentar um bom churrasco ao carvão, aqueles que escolherem a saída noturna das quintas.

A ansiedade de partir incrementava a cada minuto. Pais, filhos e avôs embarcavam aos poucos. O calos do sol faziam que a maioria ficara na coberta para poder viver de um jeito mais ativo o momento de partir.

O momento chegou. Alguns marinheiros desamarraram as cordas do catamarão e o capitão começou manobrar para apontar a proa rio adentro. Muito gradualmente foi incrementando os nós de velocidade para percorrer pelo lapso de duas hóras esse “mar” de águas marrons.

Sempre estivemos acompanhados pela locução de uma guia e assim redescobrimos com luxo de detalhes as torres de Catalinas, um lateral do luxuoso Puerto Madero, as guindastes e os containers do porto e da orla com o seu clube de Pescadores e o seu Aeroporto Metropolitano.

Ao longo da viagem a grande maioria aproveitamos para tirar fotos com um cenário pouco comum. Ainda que sabiamos que estávamos navegando por um rio, a sensação de ter um horizonte sem orla fazia sentir que flutuávamos numa espécie de mar sem ondas.

Antes de chegar à altura de Cidade Universitária o navio virou cento e oitenta graús para voltar ao porto. Já no retorno, a Reserva Ecológica deixou ver a sua cara oeste, entanto vários veleiros atravessavam o nosso andar. Igual do que a saída, a chegada a terra firme foi muito tranqüila, entanto o entardecer escondia entre os altos prédios de Catalinas.

Esse passeio de catamarão é ideal para fazer com a família e amigos. Uma boa ocasião para se reunir e desfrutar com a gente, sem necessidade de contar com muito dinheiro.

Como anedota popular sempre disse que Buenos Aires era uma cidade de costas para o rio de la Plata. Com esse tipo de empreendimentos turísticos, assim como outros que estão se promovendo hoje, ajuda a que um tenha um laço mais direto com o rio de la Plata e desse jeito viver mais quotidianamente: desde os seus esportes, até os seus passeios ribeirinhos.

A empresa que comercializa esses passeios, Compañía Fluvial del Norte S.A., conta com um serviço para organizar festas privadas e corporativas.
Leia passeio completo... Pablo Etchevers / Gentileza Galileo Buenos Aires

Dados úteis

Horário: Quinta às 20, sábado às 13 e domingo às 15.

A considerar: Levar protetor solar, gafas escuras e quebra-vento.

Contato

Galileo Buenos Aires
Alicia Moreau de Justo y Avda. Córdoba, , Ciudad de Buenos Aires, Ciudad de Buenos Aires
Tel: +54 11-43728030
E-mail


Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723