Museu Histórico de Cera

No bairro de La Boca, uma proposta cultural surpreende com inspiração própria. O Historical Wax Museum convida você a descobrir a história com um visual diferente.
No bairro de La Boca, em uma antiga casa de estilo renascentista italiano construída em 1902, o Museu Histórico de Cera convida você a conhecer a história do sul da província de Buenos Aires, uma importante coleção de interesse cultural que se apresenta muito didático para todos os tipos de público.
  • El Cuarteador

    El Cuarteador

  • Candombe

    Candombe

  • Primeira Fundação de Buenos Aires

    Primeira Fundação de Buenos Aires

  • Domesticação

    Domesticação

  • O duelo com faca

    O duelo com faca

  • Juan de Dios Filiberto y Benito Quinquela Martín

    Juan de Dios Filiberto y Benito Quinquela Martín

  • Fachada do museu

    Fachada do museu

Mais do que figuras de cera
O perito em ceroplástico, taxidermista e restaurador de obras de arte, Domingo Tellechea, inaugurou em 1980 este museu com o objetivo de criar um espaço cultural diferente, local que deu origem tanto à pesquisa quanto à curiosidade para compreender momentos importantes da obra. História argentina através de elementos significativos ou personagens feitos com a técnica de ceroplastia.

A caminhada entre personagens bem conhecidos que nos assistem passa por tentar registrar mais facilmente fatos da história ligados àqueles que habitam a casa de La Boca. As experiências dos conquistadores como Pedro de Mendoza e Juan de Garay falam das fundações de Buenos Aires. A fundação é uma ligação eterna com a pátria. Assim, o poeta Borges diz: “E foi através desse rio de sonho e lama que os arcos vieram fundar minha terra natal? Eles iam para as tumbas dos barquinhos pintados entre os camalotes da corrente zaina ”.

A viagem pelo passado leva a expedições às fronteiras, a liberdade do gaúcho, os testemunhos dos chefes da região dos Pampas ... Todos se encontram no museu, onde o homem do campo e o poderoso governador da província não faltam. As cores de Quinquela e as bússolas de Juan de Dios Filiberto vieram com os tons de La Boca e seu cartão postal típico.

Esse valor educacional e educacional é ampliado com diferentes perspectivas da instituição. Da própria essência do museu e seus personagens inseridos em um dos bairros do início do século, o épico do sul, o primeiro assentamento da cidade, a chegada dos imigrantes europeus, a vida cotidiana, os trabalhadores dos estaleiros estão expostos , os conventillos característicos, Caminito Street, a vida e obra de Quinquela Martín, os artistas plásticos e o porto de La Boca.

Graças ao trabalho inspirador da Tellechea, a arte em cera e a maleabilidade deste material, uma jornada de histórias e lendas transporta os visitantes para a história e ouvem as vozes de alguns dos seus protagonistas mais importantes desde as origens de Buenos Aires. até a atualidade. Não são apenas figuras de cera, mas a dimensão que é criada a partir da atmosfera necessária para sentir a projeção dessa história na pele. Desta forma, a arte e a história andam de mãos dadas numa simbiose perfeita.

O Museu Histórico de Cera foi declarado de Interesse Cultural pela Secretaria de Cultura da Cidade, Local de Interesse Cultural pelo Honorável Conselho Deliberativo da Cidade e Patrimônio Histórico Cultural pelo Governo da Cidade.


Miriam Coronel / Gentileza Museo Histórico de Cera

Dados úteis

Horário: Segunda a sexta, das 10 às 18 hóras; sábado, domingo e feriados, das 11 às 20 hóras.

Tipo de tour: Visita a Museus

A considerar: O museu tem programas para escolas. Foi declarado de interesse cultural por diferentes instituições.

Contato

Museo Histórico de Cera
Del Valle Iberlucea 1261 - Bº La Boca, , Ciudad de Buenos Aires, Ciudad de Buenos Aires
Tel: +54 11-43011497
E-mail


Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723