O Teatro Colón

É para quem sabe, o melhor teatro do mundo para ouvir ópera.

No final do século XIX, Argentina queria ter seu próprio odeão dedicado à melhor ópera do mundo. Durante anos funcionou um teatro com essas características na frente da Plaza de Mayo (Praça de Maio), onde atualmente encontra-se a sede central do Banco de la Nación (Banco da Nação).

Mas com a intenção de oferecer um prédio maior, a prefeitura da cidade de Buenos Aires aceitou a proposta do arquiteto italiano Francisco Tamburini para que fosse inaugurado um novo teatro com motivo do quarto centenário do descobrimento de América.

Mesmo assim o projeto não seria nem rápido nem fácil. A majestuosidade que se-procurava não era normal nessas terras, o colosso que queria se-construir tinha como objetivo dar que falar inclusive às gerações venidouras. A obra demorou quinze anos em acabar, lapso no que morreu Tambourini e também o segundo arquiteto que encarregou-se da obra, Victor Meano, quem foi assassinado em 1904. foi então Julio Dormal o encarregado de finalizar a grande obra.

  • Um dos principais teatros líricos do mundo

    Um dos principais teatros líricos do mundo

  • Homenagem ao Ballet Nacional

    Homenagem ao Ballet Nacional

  • Libertad, Tucumán, Cerrito e Viamonte

    Libertad, Tucumán, Cerrito e Viamonte

  • Orgulho Argentina cultura

    Orgulho Argentina cultura


O dia da inaguruação

Finalmente, o 25 de maio de 1908 concluiu-se o monumental prédio que está localizado entre as ruas Libertad, Tucumán, Cerrito e Viamonte.
O Teatro Colón é considerado um dos principais teatros líricos do mundo; compartilha o lugar com a Scala de Milano, a Ópera de París, o Metropolitan de Nova Iorque, o Bolshoi de Moscú e o Teatro Nacional de Múnich.

O acesso principal do Teatro Colón encontra-se na rua Libertad e o prédio conta com capacidade para 2500 espectadores, ainda que com as novas obras que estão se levando a cabo, a cifra ascenderia a 3000 espectadores.

O hall central é de claras línhas grego-romanas e está iluminado naturalmente por grandes vitraux da conhecida casa Gaudin de París. A escada principal foi construida com mármol de Carrara, Verona e Portugal, e encontra-se iluminada de tal jeito que tanto no dia quanto na noite surpreende aos visitantes.

Entre os principais salões encontram-se o Museu da História do Teatro Colón, a Livraria, o Museu de Instrumentos, o Salão dos Bustos e o Salão Dourado, como tínham todos os prédios importantes daquela época.

Os concertos magnos dão-se na Sala Principal, que destaca os maravilhosos afrescos cupulares de Raúl Soldi. O fosso permite albergar até 120 músicos e conta com cinco elevadores para colocar no nível, se a obra exige.

O imponente lustre que encontra-se na sala pesa mais de duas toneladas e tem umas 700 lâmpadas. Pela sua parte, o palco giratório é de 1931 e tem 35 metros de largura por 34 de profundidade.


Ontem e hoje, e o que virá

Desde aquela posta em cena de Aída, a ópera de Verdi, que inaugurou as atividades do Teatro Colón, distintas foram as figuras que souberam a esse prodigioso palco. Por ele passaram artistas da dança, o canto e o balé, que além de deixar sua marca indelével encontraram graças ao teatro em muitos casos o topo máximo das suas carreiras.

Figuras do calibre de Arturo Toscanini, Enrico Caruso e Titta Rufo, Richard Strauss e Arthur Nikisch, Lily Pons, Igor Stravinsky, María Callas e Maia Plissetskaya, entre tantos outros, deram conta do que significava o Colón.

Luciano Pavarotti, para muitos o mais grande teor da história, disse sobre o teatro: “…tem um grande defeito, sua acústica é simplesmente perfeita. Imaginem o que isso significa para um cantor: se faz mal alguma coisa, é notório na hora…”.

Plácido Domingo, outro dos grandes teores do século XX, sintetizou: “…o que mais me impressionou do Teatro Colón foram sempre sua orquestra e coro, assim como essa maravilhosa de contar com oficinas que resolvem em minutos qualquer problema. O Colón é um teatro maravilhoso, eu diria incomparável com outros no mundo, porque à sua história artística soma-se que desde sua inauguração por ele tem passado todas obras maestras”.

O site oficial do Teatro Colón (www.teatrocolon.org.ar) permite ter uma idéia da história dessa casa da cultura. Alguns nomes das pessoas que visitaram sintetizam a primeira vista a importância e qualidade desse teatro em apénas seua primeiros anos de vida.

Autor Pablo Etchevers Fotografo Pablo Etchevers

Contato da excursão ou passeio


Teatro Colón

Tucumán 1171, Ciudad de Buenos Aires, Ciudad de Buenos Aires, Agentina

Teléfono Teléfono: +54 11-43787131

Organiza tu viaje con: interpatagonia.com | welcomeuruguay.com | welcomechile.com