Teatro rueiro no Abasto

Avenida Corrientes com Anchorena, pleno centro da cidade de Buenos Aires. As pessoas vão e vêm, os carros e ônibus não dão trégua. As imágens parecem projetar em câmara rápida. Porém, e quase de repente, o ambiente começa a virar.
Num abrir e fechar de olhos, as ruas enchem de personagens arrabaldeiros que procuram a grana fazendo qualquer trabalho; desde os interiores das casas de aluguél e bordeis soam tangos que misturam com vozes que pronunciam palavras em diferentes línguas e sotaques. Pareceria que os relógios começaram a atrassar uns cêm anos.

Assim é a atmosfera que tem no bairro cada vez que, organizado pela Asociação Cultura Abasto e o Abasto Plaza Hotel, um grupo de atores realiza os percursos temáticos junto com turistas e vizinhos desprevenidos com o fim de mostrar -de um jeito muito original- como foi o bairro e parte da história de uma cidade.

O passeio começa nas portas do shopping, cuando uns jornaleiros, com as suas roupas e chapéus típicos de começo do século XX, repartem jornáis que anunciam notícias esquecidas pela maioria e que referem aos dias de guapos, “cafishos” e “bacanes”.
  • Assim é a atmosfera

    Assim é a atmosfera

  • Espetáculo que transporta no tempo

    Espetáculo que transporta no tempo

  • Dona Berta Gardes, mãe do grande “Carlitos”

    Dona Berta Gardes, mãe do grande “Carlitos”

Caminhamos pela rua Anchorena e, chegando ao passagem Zelaya, atravessa uma mulher italiána que, recém chegada da Europa, increpa a um jóvem, piriguete e atraente, que mora no seu mesmo bordel. Acusa ela de seduzir, com a sua graça e inocência, ao esposo que trouxe desde o outro lado do océano Atlântico. As vemos se perder cuando dão volta na esquina, entanto imaginamos aquelas brigas por homens, mulheres, costumes e orígens que foram a matéria prima com a que formaram a cultura e identidade portenha.

A pucos metros de aí, na porta do belíssimo Hotel Boutique Carlos Vía, localizado em Lavalle 3119, um casal dança o tango ao ritmo do bandônio que executa magistralmente Raúl, um dos rapazes músicos que participam desse evento.

Um menino lustra as botas de um homem que, tal vez, chegou a Abasto para conquistar a uma garota ou para entabular um contato com algumas das mulheres que a metros de aí mostram as suas compridas pernas e sugerem muito mais.

Flores, frutas, carne. De tudo vende-se nas improvisadas barracas que simulam as do velho mercado de Abasto, virado um dos principais centros comerciais de Buenos Aires. Homens, mulheres e crianças brigam por uma imaginária clientela que, entre divertida e fascinada, observa o espetáculo que transporta no tempo.

O roteiro leva ao genial e colorido Passeio do Fileteado para depois chegar à casa de Carlos Gardel, localizada em Jean Jaures 735, hoje convertida num dos museus mais visitados por turistas locais e estrangeiros.

Apoiada sobre um bastão, dona Berta Gardes, mãe do grande “Carlitos”, escuta no seu rádio a galena a fatal notícia e explode em choro: o seu filho tem sofrido um acidente de avião na Colômbia. O público aplaude a composição da mulher, que transmite o seu desconsolo a cada um dos que estamos na casa.

Enquanto que o público já encontra-se definitivamente naquela Buenos Aires de sainetes, milongas e tangos, o passeio vai concluindo. É o momento no que os atores distribuem folhas entre os turistas. Uns e outros, antes de concertar novamente os relógios e voltar ao presente, entoam “El día que me quieras”, um dos hinos do nosso Abasto.
Leia passeio completo... Pablo Etchevers / Pablo Etchevers

Dados úteis

Tipo de tour: Roteiro pelo Abasto

A considerar: A asociação Cultura Abasto propõe outros roteiros pelo bairro do Carlos Gardel e o tango. Seja no Hotel Abasto Praça ou no Hotel Carlos Vía, ambos aoredor do shopping, qualquer turista pode se-informar sobre as diferentes atividades que desenvolve cada mês esse particular bairro da cidade de Buenos Aires. O Museu Carlos Gardel é outro lugar onde é possível informar-se em forma permanente.

Contato


Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723