Passeio de esculturas e Floralis Genérica

Em Recoleta o arte não está só encerrado entre os muros de um museu, senão que sai ao verde das praças para conviver com os cidadãos e os visitantes de Buenos Aires.
No sempre colorido e sempre cortês bairro de Recoleta encontramos uma nova proposta que embeleza o espaço público. Relacionado com o arte e o design (numa zona de poucas cuadras encontram-se, por exemplo, o Buenos Aires Design, a feira de Praça Francia, o Museu Nacional de Belas Artes, hoje Recoleta exibe ao ar livre diferentes esculturas.

Olhar de novo

É um lugar pelo que circulam incontáveis habitantes e visitantes da cidade de Buenos Aires. Circundam duas avenidas mais transitadas da cidade: Av. Del Libertador e Figueroa Alcorta.

Como tantos, tínhamos transitado esas esquinas infinidade de vezes: seja para visitar o Museu Nacional de Belas Artes, para percorrer a feira que os finais de semana organiza na Praça Francia, para assistir ao prédio municipal de exposições, para passear. Mas algo novo fez que emprestássemos atenção a um espaço que sempre tínhamos passado por alto, outras das praças dessa zona verde. De isso se trata o projeto: de re-significar um lugar de todos.
  • Uma nova flor

    Uma nova flor

  • Regazzoni trabalha na Calçada Escultura

    Regazzoni trabalha na Calçada Escultura

  • Praça Rubén Dario

    Praça Rubén Dario

  • Flor domina a Praça das Nações Unidas

    Flor domina a Praça das Nações Unidas

O passeio das esculturas

Trata-se da praça Rubén Dario, localizada na Av. Del Libertador com Austria, um espaço verde que está ao lado do Museu Nacional de Belas Artes. Como se um lugar fechado (por grande e apropriado que seja) não fosse suficiente para conter o arte, as esculturas fugiram para um espaço vivo, onde cresce a gramma e por onde circulam as pessoas.

A partir de junho de 2009, o governo da cidade de Buenos aires decidiu dedicar essa praça ao primeiro passeio estável de esculturas no espaço público da capital. O passeio inaugurou com uma amostra dedicada às Obras Monumentáis feitas com aço de Bastón Díaz.

Entre corredores com equipe esportivo fones de ouvido, cachorros que passeiam, infinidade de carros, turistas estrangeiros com as suas câmaras digitáis e pedestres de qualquer tipo, percorrimos esse recanto vivo e embelezado que lembra tudo o que pode se fazer com um espaço que existe para todos.

Uma nova flor

Atravessando a avenida Figueroa Alcorta podiamos ver o outro grande monumento que completa esse passeio: a Floralis Genérica.

Essa escultura de 23 metros de altura foi doada à cidade pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano em 2002. A diferença das obras do Passeio das Esculturas, que estão dispostas pela praça inteira para interatuar com a vida da cidade, a Floralis Genérica, com toda a sua monumentalidade, encontra-se no centro de uma praça de cuatro hectáres, cujo desenho foi criado especialmente para exibir.

O dia a noite do metal

No centro da praça das Nações Unidas, sobre uma fonte redonda de água, com o verde a imágem da cidade inteira que reflecti nas suas pétalas prateadas, a Floralis Genérica desembarcou em Buenos Aires com pretensões de virar outra dessas fotos que identificam à cidade num cartão postal. A alguns portenhos não os convence; a outros, sim. Tal vez porque é algo novo, tal vez porque é algo diferente.

A enorme estrutura conta com um mecanismo que articula suas seis pétalas para que abram no amanhecer e voltem a fechar caindo a noite. Cuando o casulo está fechado, um jogo de luzes liga para marcar os efeitos da escultura. O passeio aoredor da Floralis permite apreciar desde cada ângulo.

Além do que signifique ou possa significar essa escultura, sua presença atrapalha os olhares e permite um recanto isolado e contemplativo no centro da cidade. Vale a pena visitar.
Leia passeio completo... Marcos Rodríguez / Gentileza Buenos Aires Gob.Ar

Dados úteis

A considerar: Mesmo com a sua rotina de fechar de noite, as pétalas da Floralis Genárica permanecem abertas durante a noite os dias 25 de maio, 21 de setembro e 24 e 31 de dezembro. Passeio das Esculturas Praça Rubén Darío Av. Del Libertador com Austria Floralis Genérica Praça das Nações Unidas Av. Figueroa Alcorta com Austria


Welcome Argentina - O que fazer em Cidade de Buenos Aires?

© 2003-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723