welcomeargentina.com

Sua viagem pela Argentina começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Temaiken, um zoo muito diferente

Betina BrecialeBetina Breciale

A apénas 50 km da Cidade Autónoma de Buenos Aires encontra-se o parque Temaikèn. Aí, grandes e pequenos aprendem mediante o jogo e o respeito pela bio-diversidade e a preservação do meio ambiente.

Parque Zoo Temaiken - Buenos Aires

Demoramos 35 minutos de carro desde a Capital. Já no estacionamento surpreenderam enormes letras na grama que anunciavam o lugar: “Temaikén”, uma palavra que deriva dos vocábulos tehuelches: “Tem”, terra e “aikén”, vida.

Desde o ingresso a sensação é prazenteira. Tem uma razão de peso para se sentir confortável: nessa “terra de vida” não tem limite em gaiolas. Os recintos foram desenhados para conseguir o conforto das espécies e neles podem deslocar-se de um jeito similar a como fariam no seu ambiente natural. Em certos espaços convivem animais diversos. “Desse jeito tentamos reproduzir aquilo que acontece na natureza”, explica um guia do parque a uns turistas espanhóis.

Nesse parque, inaugurado em julho de 2001, tudo está pensado para conseguir uma interação respeituosa entre humanos, flora e fauna. O ambiente é agreste e em alguns recantos ouvimos uma tranqüila música funcional que não altera o equilíbrio do lugar.

Parque Zoo Temaiken - Buenos Aires

Não existindo os barrotes, a aproximação entre os animais e o público adquire formas inovadoras, sem deixar a segurança. Por exemplo, pode se penetrar numa réplica da caverna dos pumas e observar aos felinos através de uma janela.

Assim, ingressamos ao hábitat subterrâneo patagônico às escuras e atrás de um acrílico, descobrimos à jaritataca, o tatuetê ou à viscacha entanto cavam caminhos na terra. Entrando à toca dos suricates, aproximamos a eles até um ponto que podemos tirar fotos onde os nossos sorrisos aparecem junto a eses simpáticos carvívoros africanos.

Cuatro áreas para percorrer

Nesse parque só encontram-se os animais que a Fundação Temaikén escolhe preservar, muitos deles em perigo de extinção. Essa asociação promove a investigação e a divulgação da flora e a fauna, com especial pé firme na conservação das espécies locais.

O complexo divide-se em cuatro grandes áreas: “Africa”, “Asia”, “Autóctones” e “Aquario”. A primeira alberga, entre outros animais, flamingos, pelícanos, antílopes, lêmures, hipopótamos e zebras; na zona asiática vivem os tigres, os morcegos e os esquilos.

Parque Zoo Temaiken - Buenos Aires

A região dedicada à fauna argentina tem duas partes: a mesopotâmica, que inclui jacarés, antas, capivaras e tartarugas; e a patagônica, que recreia diversos ambientes desde a cordilheira de los Andes até a costa atlântica.

O aquário é, sem dúvida, uma das atrações principais. Ingressando vemos a cenografia de um íngreme rochoso de Península Valdés que introduz na poça da maré, um ambiente afetado pelas mudas climáticas. Esse setor tem uma particularidade o contato próximo com peixes e a água.

Continuamos o percurso para o setor da água doce. De um lado do aquário observa-se a beira de um rio mesopotâmico e do outro as suas águas profundas. Também nos aproximamos a ver os invertebrados, espécies de pequenas dimensões que moram no fundo do mar, como polvos e santolas.

Parque Zoo Temaiken - Buenos Aires

Atravessando um túnel acessamos ao setor da água salgada. O aquário permite um percurso circular. O espaço marinho tem um nível inferior e outro superior, cuja luz começa no aquário. O teto vidrado permitiu observar coisas mais impressionantes do parque.

Além, com o fim de educar e conscientizar sobre o cuidado do meio ambiente, Temaikén conta com dois centros interativos, “Patagônia viva” e “A água conta a sua história”, um cinema 360º onde vimos “A arca da vida”, uma experiência multi-mídia que também projeta-se em inglês.

Além das oficinas de pinturas e viveiro para as crianças, os adultos podem concorrer a seminários sobre mascotes ou participar de insólitas experiências interativas, como a alimentação de morcegos.

A nossa tarde acabou com um lanche no recanto crioulo, onde misturamos mates com “pastelitos” caseiros.

Parque Zoo Temaiken - Buenos Aires

Temaikén guarda tantas surpresas que resulta indispensável tirar o dia inteiro para desfrutar no máximo.

Welcome Argentina - Paseos em Cidade de Buenos Aires
© 2003-2014 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675246 Ley 11723

Promoções em
Cidade de Buenos Aires

  • PromoLa mejor vista de Buenos Aires
    Alójese en el Etoile y obtenga la cochera bonificada
  • PromoDía de campo en Estancia La Mimosa.
    Vení a pasar un día de campo a Estancia La Mimosa aprovechando un 15% de descuento en la tarifa.
  • Ver Promoções »

localização

Dados úteis

Horário

Aberto de terça a domingo (*).
Verão: das 10.00 às 19.00
Inverno: das 10.00 às 18.00
A bilheteria fecha uma hora antes.
* Segunda e feriado e férias de inverno permanece aberto. Fechado Sexta-feira Santa, 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

A considerar

Os programas educativos estão pensados para crianças desde nível inicial (jardim de infântes) até polimodal (segundo gráu), ainda que no pavilhão educativo também tem seminários para docentes.
Tem atividades para pessoas com capacidades diferentes. O prédio inteiro possui infra-estrutura adaptada aos visitantes que possuem movilidade reduzida.
Possui divulgadores bilíngues (inglês – espanhol) em cada setor.

Contato


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Argentina no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Argentina no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Argentina no YouTube
Siga-nos no Google+