City Tour pela Capital Federal

A cidade autónoma de Buenos Aires é reconhecida mundialmente pelos seus marcados contrastes culturais que põem de manifesto na variada arquitetura de prédios históricos, monumentos, museus, teatros...

Uma excelênte proposta para ter um panorama dos lugares mais interessantes da cidade é realizar um city tour guiado e assim conhecer alguns dos segredos dessa enigmática metrópoli.

Começa desde um lugar de alojamento com rumo ao coração mesmo da urbe. A praça San Martín é a primeira parada. Entre seus verdes lombas encontra-se o monumento que homenajeia aos soldados caídos na Guerra de Malvinas em 1982. Na frente encontra-se a rua de pedestres Florida, um atrativo passeio de compras pelo que circulam diáriamente milhares de pessoas que trabalham no micro-centro portenho.

O transfer vai para o bairro de Retiro. No trajeto podem se-observar as espelhadas Torres Catalinas Norte, o Prédio Kavanagh e o Sheraton Hotel

  • Espírito cosmopolita e atrapalhado da cidade

    Espírito cosmopolita e atrapalhado da cidade

  • Caminito

    Caminito

  • A praça San Martín

    A praça San Martín

  • Callao y Corrientes

    Callao y Corrientes

  • Floralis Genérica

    Floralis Genérica

  • Plaza de Mayo

    Plaza de Mayo

  • O obelisco

    O obelisco

Em Retiro encontra-se o nó de comunicações ferroviárias com as linhas Mitre, San Martin e Belgrano. À direita da vía pela que transitamos observa-se a Torre Monumental -ex Torre dos Ingleses- que possui um relógio estilo Big-Ben, presente do governo británico.

Pela Av. Del Libertador existem inumeráveis prédios públicos de notável envergadura e com importantes ornamentos arquitetónicos como a Sede do Governo Nacional -Casa Rosada-, a Faculdade de Direito e a Escola de Ciências Sociais, com estilo neo-clásico.

Na Praça Carlos Thays observam-se figuras artísticas de Bottero, o Palais de Glace e no fundo alcança-se a divisar o Centro Municipal de Exposições onde fazem-se férias de reconhecimento mundial.

Em direção ao bairro de Palermo passa-se frente às embaixadas de Portugal e Greça, de claros cortes renascentistas. Depois erige-se o museu de Arte, Ciência e Tecnología que possui importantes obras artísticas de Antonio Verdi e Frida Kalho.

Depois encontra-se o Jardim Japones, em cujo interior contemplam-se charmosas orquídeas e lagos artificiais enchidos de peixes de muitas cores. Alí pode se usufruir, além, sua pintoresca casa de chá, o que vira o centro cultural dessa comunidade na Argentina.

Já em Palermo pode se conferir o resultado da obra do arquiteto Carlos Thays, que desenhou a zona de parque conhecida popularmente como os Bosques de Palermo. Alí encontra-se o Lago de los Suspiros, bonito lago artificial rodeiado pelas antigas árvores e um elegante rosedal, entre rotatórias e pontes pendentes. No ao redor está o Planetário Galileo Galilei, criado em 1967.

Sobre a Av. Libertador com Dorrego encontra-se o Hipódromo Argentino, testemunho do estilo arquitetónico da belle époque onde além de se-realizar corridas de cavalos, levam-se a cabo importantes eventos sociais.

Do outro lado das vías do ferrocarril pode-se ver o Centro Cultural Islámico Rey Fahd com sua imponente mesquita que pode albergar até mil e seiscentos devotos.
Depois começa a desandar a mesma avenida pela que estávamos circulando para passar frente ao Zoo da Cidade. Desde o gradeamento podem se ver as gaiolas com motivos alegóricos aos paises de origem dos animais. Desse jeito pode se observar o palácio asiático para os elefantes, as ruínas bizantinas para os flamingos e a fortaleça medieval para os tigres.

Desde aí começa o percurso para o sul, para realizar uma rápida visita pelo bairro de Recoleta, o centro y de aí encaminhar-se para a zona dos bairros de San Telmo e La Boca.
Ao longo desse trajeto passa-se frente ao Museo de Arte Decorativo, ao Monumento de Eva Duarte de Perón e ao Museo Nacional de Bellas Artes.

Recoleta é um bairro aristocrático e un passeio obligado para o turista pela sua variada oferta cultural e de entretenimento. Aí se passa frente à Plaza Francia (Praça França), o Buenos Aires Design e o cemitério homônimo, onde jazem os restos dos antepassados das famílias argentinas mais tradicionais.

Depois transitando pela Avenida 9 de Julio, a artéria mais larga do mundo com os seus 144m. Sobre a direita pode se ver o Teatro Colón, magnífico edifício que oferece sessões de ópera, ballet e música clássica.

Na frente, no cruzamento com a Avenida Corrientes, encontra-se o Obelisco, símbolo indiscutível de Buenos Aires.

No centro da cidade está a legendária Plaza de Mayo (Praça de Maio), épico cenário da Revolução de Mayo de 1810. No aoredor pode se ver o Cabildo, o Banco de la Nación Argentina e a Catedral Metropolitana, com o seu estilo neoclássico no exterior e renascentista e barroco americano no interior.

Rápidamente se passa pelos bairros de Monserrat e San Telmo, até chegar à zona mais austral do city tour: o bairro La Boca, perto do Riachuelo. A história desse bairro está íntimamente ligada à imigração e o tango. Innúmeros artistas e artesãos localizam-se na região oferecendo pinturas e souvenirs com temas alusivos à idiossincrasia dos habitantes desse lugar.

Desde esse ponto o transfer pega a direção nordeste e passa frente a Puerto Madero, lugar onde finaliza o city tour. Frente ao córrego do canal que beira os reciclados prédios pode se visitar a Fragata Sarmiento, antigo barco escola da Armada Argentina que encontra-se ancorado frente à dársena 3.

Desse jeito consegue-se uma visão mais completa da enigmática e cléctica “Rainha do Prata”.

Autor Marcelo Sola Fotografo Pablo Etchevers

localização

Excursões e passeios em Cidade de Buenos Aires

Hoteis e acomodações em Cidade de Buenos Aires

Organiza tu viaje con: interpatagonia.com | welcomeuruguay.com | welcomechile.com